Modalidades
Ballet
A dança clássica é uma disciplina completa. Através da técnica trabalha-se força, resistência, postura, equílibrio, alongamento, flexibilidade, graciosidade e elegância. Além dos inúmeros benefícios físicos, sociais e mentais que estão associados à prática das actividades físicas, a técnica de dança clássica trabalha de uma forma excepcional a consciência corporal e confere extraordinárias competências, como a agilidade, destreza, flexibilidade e virtuosismo.A quem se destina?
A crianças e jovens que tenham gosto em dançar e que procurem uma actividade em que possam expressar este gosto. A crianças e jovens cujos pais procurem para os seus filhos uma actividade lúdica de qualidade, que promova o seu crescimento de forma disciplinada, alegre e motivada. A crianças que mostrem desde cedo a sua vocação pela área artística e que queiram apostar o quanto antes numa formação adequada. A crianças e jovens que, recomendadas por especialistas médicos, precisam de melhorar a postura, a colocação dos pés e o alinhamento dos joelhos. A crianças calmas, que consigam manter a concentração durante um bom período de tempo ou àquelas que precisem de melhorar a concentração.
Ballet Grau I - Dos 3 aos 4 anos
Objectivos
Aprendizagem dos passos elementares e das noções mais básicas da técnica de dança clássica. Aprendizagem de noções de postura tais como: movimentar-se com graciosidade; saber ter uma postura elegante; transmitir alegria e beleza e ter a noção do corpo no espaço e de como ele se desloca. Aquirição da disciplina através da pontualidade, do bom comportamento, no cumprimento das orientações da professora e na disciplina do vestuário.
Concretização
Ensino da dança de forma lúdica e construtiva, oferecendo momentos de aprendizagem através de alguma brincadeira e imaginação. Trabalha-se a criatividade e a interpretação de personagens através da criação de histórias. Trabalho em grupo. Interpretação de música clássica.
Ballet Grau II - dos 5 aos 6 anos
Objectivos
Para além dos já indicados no Ballet I, neste nível inicia-se o trabalho de coordenação motora e o trabalho de rotação coxo-femural. Trabalha-se também na memorização de sequências coreográficas mais extensas.
Concretização
Para além dos indicados no Ballet I, começa-se neste nível a dar aos alunos alguma responsabilidade consciente sobre o seu empenho e de como isso se traduz nos resultados. Trabalho em grupo.
Ballet Grau III - Dos 7 aos 9 (1º ciclo)
Objectivo
Aprendizagem da técnica de dança clássica de forma simples e clara. Inclui-se neste nível: port de bras, allegro e composição coreográfica. Trabalho focado na musicalidade, postura, coordenação e flexibilidade.
Concretização
Ensino dos elementos técnicos de forma direta, concisa e através de repetição, adequados à capacidade de entendimento desta idade, valorizando a responsabilidade e maturidade de cada aluno. Complementa-se o ensino com a criação e interpretação de histórias dançantes, tal como nos bailados, para serem dançadas em grupo.
Ballet Grau IV - dos 10 aos 11 anos (2º ciclo)
Objectivo
Aprendizagem de técnica de dança clássica de forma simples e clara. Inclui-se neste nível: port de bras, allegro, adagio, pirouettes e composição coreográfica. Trabalho focado na musicalidade, postura, coordenação e flexibilidade. Maior exigência na interpretação, na coordenação motora e na resistência física.
Concretização
Ensino dos elementos técnicos de forma direta, concisa e através de repetição e correcções. Exigindo uma maior capacidade de memorização de exercícios e sequências coreográficas. Através do trabalho individual em variações.
Ballet Grau V - dos 12 aos 14 anos (3º ciclo)
Objectivo
Execução de elementos mais complexos da técnica de dança clássica. Inclui-se neste nível: port de bras, allegro, grande allegro, adagio, pirouettes, trabalho de pontas e composição coreográfica. Trabalho focado na musicalidade, postura, coordenação, flexibilidade e virtuosismo. Maior exigência na interpretação, na coordenação motora, no equílibrio e na resistência física.
Concretização
Ensino e repetição de exercícios estruturados, trabalhando a memorização, coordenação motora, elegância, resistência e força, flexibilidade e consciência corporal. Através de trabalho individual e em grupo.
Ballet adultos – > 16 anos - nível iniciado
A quem se destina?
A jovens e adultos que têm pouca ou nenhuma experiência nesta técnica, mas que têm um forte desejo de aprender. A pessoas que façam outras modalidades ou géneros de dança que procurem melhorar a sua consciência e capacidade física através do Ballet. A quem é curioso por natureza e quer experimentar diferentes desafios.
Objectivo
Aplicar uma técnica rigorosa a corpos já formados de forma consciente e responsável. Aprendizagem de técnica de dança clássica de forma simples e clara, adequada ao público-alvo em questão. Trabalho focado na musicalidade, postura e coordenação. Inclui-se nesta modalidade: port de bras, adagio, allegro, pirouettes e composição coreográfica.
Concretização
Ensino de exercícios elementares que confiram força e resistência. Trabalho repetitivo de coordenação motora. Correcção de elementos básicos da técnica. As aulas são estruturadas também de acordo com os objectivos dos alunos.
Ballet adultos – > 16 anos - nível intermédio
A quem se destina?
A jovens e adultos que têm experiência em técnica de dança clássica ou em outros géneros de dança e que consigam acompanhar o ritmo e complexidade da aula. A quem pretende manter ou melhorar a técnica já adquirida e a forma fisica. A quem pretende aprender ou aperfeiçoar o trabalho de técnica de pontas.
Objectivo
Trabalhar a manutenção da técnica e da forma fisica. Trabalhar e aumentar o virtuosismo: grandes saltos, multiplas piroeuttes, trabalho de pontas. Trabalhar a recuperação da técnica e das capacidades de execução. Trabalho focado na musicalidade, interpretação e virtuosismo. Inclui-se nesta modalidade: port de bras, allegro, grande allegro, adagio, pirouettes, trabalho de pontas e composição coreográfica.
Concretização
Ensino de exercícios completos e complexos que confiram força , resistência, flexibilidade, alongamento, capacidades de memória e equilibrio. Trabalho complexo em termos de coordenação motora.
A dança criativa e a dança contemporânea são áreas em que se trabalha, para além da parte técnica, a vertente da exploração do movimento, da consciência das possibilidades do corpo, a improvisação e a transmissão de emoções através da expressividade, da mimica e do movimento.
Não sendo uma técnica de dança com uma linguagem específica, a dança contemporânea usa um conjunto de métodos e sistemas como canalizador para a transmissão de conceitos. Nas aulas usamos pedagogia Laban e técnica de dança moderna, dança jazz e dança clássica. Nas aulas trabalha-se força abdominal, resistência, equilíbrio, alongamento e flexibilidade, improvisação, contacto e interpretação. A dança criativa é uma modalidade muito apreciada por crianças que gostem de dançar e que eu considero ser a vertente da dança contemporânea adequada às faixas etárias mais novas. Confere os inúmeros benefícios físicos, sociais e mentais que estão associados à prática das actividades físicas.
A quem se destina?
A crianças e jovens que tenham gosto em dançar e que procurem uma actividade em que possam expressar este gosto. A crianças e jovens cujos pais procurem para os seus filhos uma actividade lúdica de qualidade, que promova o seu crescimento de forma disciplinada, alegre e motivada. A crianças que mostrem desde cedo a sua vocação pela área artística. A crianças e jovens que, recomendadas por especialistas médicos, precisam de melhorar a postura, a colocação dos pés e o alinhamento dos joelhos. A crianças e jovens que queiram complementar a sua formação em Ballet. A crianças e jovens que se identifiquem com um género de movimento mais improvisado, livre, fluido e orgânico.
Dança Criativa Grau I e II - Dos 3 aos 6 anos (pré-escolar)
Objectivos
Aprendizagem dos passos elementares e das noções mais básicas das técnicas de dança. Aquirição da disciplina através da pontualidade, do bom comportamento, do vestuário e no cumprimento das orientações da professora. Execução de exercícios com vista a uma postura corporal correcta, à flexibilidade, à coordenação motora, à noção do corpo no espaço e do corpo com o espaço dos outros e à musicalidade. Capacidade de improvisação segundo diferentes estímulos. Capacidade de expressar corporalmente certas emoções e sentimentos. Reflexão sobre a maneira como o corpo se movimenta.
Concretização
Ensino da dança de forma lúdica e construtiva, oferecendo momentos de aprendizagem através de exercícios/jogos que apelam à brincadeira e imaginação. Trabalha-se a criatividade e a interpretação de personagens através da criação de histórias. Trabalho em grupo. Interpretação de músicas de diferentes géneros.
Dança contemporânea Grau III - Dos 7 aos 9 (1º ciclo)
Objectivo
Aprendizagem das técnicas de dança de forma simples e clara. Aquirição da disciplina através da pontualidade, do bom comportamento, do vestuário e no cumprimento das orientações da professora. Execução de exercícios com vista a uma postura corporal correcta, à flexibilidade, à coordenação motora, à noção do corpo no espaço e do corpo com o espaço dos outros e à musicalidade. Capacidade de improvisação segundo diferentes estímulos. Capacidade de expressar corporalmente certas emoções e sentimentos. Reflexão sobre a maneira como o corpo se movimenta e se relaciona com outro corpo. Inclui-se neste nível: trabalho de chão, equilíbrio, flexões e torções, saltos e composição coreográfica.
Concretização
Ensino dos elementos técnicos de forma directa, concisa e através de repetição, adequados à capacidade de entendimento desta idade. Trabalho de improvisação e trabalho a pares. Criação e interpretação de coreografias, para serem dançadas em grupo.
Dança contemporânea Grau IV - Dos 10 aos 11 (2º ciclo)
Objectivo
Aprendizagem das técnicas de dança de forma clara e mais completa, introduzindo elementos técnicos mais complexos. Aquirição da disciplina através da pontualidade, do bom comportamento, do vestuário e no cumprimento das orientações da professora. Execução de exercícios com vista a uma postura corporal correcta, à flexibilidade, à coordenação motora, à noção do corpo no espaço e do corpo com o espaço dos outros e à musicalidade. Capacidade de improvisação segundo diferentes estímulos. Capacidade de expressar corporalmente certas emoções e sentimentos. Reflexão sobre a maneira como o corpo se movimenta e se relaciona com outro corpo. Inclui-se neste nível: trabalho de chão, força abdominal, equilíbrio, flexões e torções, saltos e grandes saltos e composição coreográfica.
Concretização
Ensino dos elementos técnicos de forma directa, concisa e através de repetição, adequados à capacidade de entendimento desta idade. Trabalho de improvisação e trabalho a pares. Criação e interpretação de coreografias para serem dançadas em grupo.
Dança Contemporânea Grau V - dos 12 aos 15 anos (3º ciclo)
Objectivo
Aprendizagem das técnicas de dança de forma mais completa e complexa em termos estruturais e com vista à interpretação dos alunos. Aquirição da disciplina através da pontualidade, do bom comportamento, do vestuário e no cumprimento das orientações da professora. Execução de exercícios com vista a uma postura corporal correcta, à flexibilidade, à coordenação motora, à noção do corpo no espaço e do corpo com o espaço dos outros e à musicalidade. Capacidade de improvisação segundo diferentes estímulos e em contacto com o outro. Capacidade de interpretar corporalmente certas emoções e sentimentos. Reflexão sobre a maneira como o corpo se movimenta e se relaciona com outro corpo. Inclui-se neste nível: trabalho de chão, quedas, força abdominal, equilíbrio, pirouettes, flexões e torções, saltos com deslocação, grandes saltos e composição coreográfica. Trabalho focado na interpretação de conceitos e na interpretação musical. Trabalho a pares.
Concretização
Ensino e repetição de exercícios estruturados, trabalhando a memorização, coordenação motora, interpretação, resistência e força, flexibilidade e consciência corporal. Através de trabalho individual, a pares e em grupo.
Dança contemporânea adultos – > 16 anos - nível aberto
A quem se destina?
A jovens e adultos que tenham gosto em dançar e que procurem uma actividade em que possam expressar este gosto. A pessoas que façam outras modalidades ou géneros de dança que procurem melhorar as suas capacidades através da dança contemporânea. A quem é curioso por natureza e quer experimentar diferentes desafios. A jovens e adultos que se identifiquem com um género de movimento mais improvisado, livre, fluido e orgânico.
Objectivo
Aprendizagem das técnicas de dança de forma simples e clara, adequada ao público-alvo em questão. Trabalho focado na interpretação musical, postura, coordenação motora. Inclui-se nesta modalidade: trabalho de chão, quedas, força abdominal, equilíbrio, pirouettes, flexões e torções, saltos com deslocação, grandes saltos e composição coreográfica. Trabalho focado na interpretação de conceitos e na interpretação musical. Trabalho a pares.
Concretização
Ensino de exercícios elementares que confiram força e resistência. Trabalho repetitivo de coordenação motora. Correcção de elementos básicos da técnica. Espaço para interpretação das sequências coreográfica consoante os conceitos de cada um. As aulas são estruturadas também de acordo com os objectivos dos alunos.
Barra de chão – > 7 anos - nível aberto
A quem se destina?
A crianças, jovens e adultos que façam outras modalidades ou géneros de dança e que procurem melhorar as suas capacidades através dos exercicios de barra de chão. A quem é curioso por natureza e quer experimentar diferentes desafios. A pessoas que procurem um exercicio fisico que confira força, postura correcta e flexibilidade.
Objectivo
Reforço e correcção da técnica da dança clássica, bem como reforço postural. Aumentar os limites da flexibilidade. Aumentar a resistência fisica.
Concretização
A aula de barra de chão é uma aula em que se executam os exercicios da aula de ballet com o corpo deitado no chão, bem com exercicios que trabalham de forma especifica a flexibilidade e a força abdominal.
Ensino dos elementos técnicos de forma direta, concisa e através de repetição, adequados à capacidade de entendimento desta idade, valorizando a responsabilidade e maturidade de cada aluno. Complementa-se o ensino com a criação e interpretação de histórias dançantes, tal como nos bailados, para serem dançadas em grupo.
Ballet Grau IV - dos 10 aos 11 anos (2º ciclo)
Objectivo
Aprendizagem de técnica de dança clássica de forma simples e clara. Inclui-se neste nível: port de bras, allegro, adagio, pirouettes e composição coreográfica. Trabalho focado na musicalidade, postura, coordenação e flexibilidade. Maior exigência na interpretação, na coordenação motora e na resistência física.
Concretização
Ensino dos elementos técnicos de forma direta, concisa e através de repetição e correcções. Exigindo uma maior capacidade de memorização de exercícios e sequências coreográficas. Através do trabalho individual em variações.
Ballet Grau V - dos 12 aos 14 anos (3º ciclo)
Objectivo
Execução de elementos mais complexos da técnica de dança clássica. Inclui-se neste nível: port de bras, allegro, grande allegro, adagio, pirouettes, trabalho de pontas e composição coreográfica. Trabalho focado na musicalidade, postura, coordenação, flexibilidade e virtuosismo. Maior exigência na interpretação, na coordenação motora, no equílibrio e na resistência física.
Concretização
Ensino e repetição de exercícios estruturados, trabalhando a memorização, coordenação motora, elegância, resistência e força, flexibilidade e consciência corporal. Através de trabalho individual e em grupo.
Ballet adultos – > 16 anos - nível iniciado
A quem se destina?
A jovens e adultos que têm pouca ou nenhuma experiência nesta técnica, mas que têm um forte desejo de aprender. A pessoas que façam outras modalidades ou géneros de dança que procurem melhorar a sua consciência e capacidade física através do Ballet. A quem é curioso por natureza e quer experimentar diferentes desafios.
Objectivo
Aplicar uma técnica rigorosa a corpos já formados de forma consciente e responsável. Aprendizagem de técnica de dança clássica de forma simples e clara, adequada ao público-alvo em questão. Trabalho focado na musicalidade, postura e coordenação. Inclui-se nesta modalidade: port de bras, adagio, allegro, pirouettes e composição coreográfica.
Concretização
Ensino de exercícios elementares que confiram força e resistência. Trabalho repetitivo de coordenação motora. Correcção de elementos básicos da técnica. As aulas são estruturadas também de acordo com os objectivos dos alunos.
Ballet adultos – > 16 anos - nível intermédio
A quem se destina?
A jovens e adultos que têm experiência em técnica de dança clássica ou em outros géneros de dança e que consigam acompanhar o ritmo e complexidade da aula. A quem pretende manter ou melhorar a técnica já adquirida e a forma fisica. A quem pretende aprender ou aperfeiçoar o trabalho de técnica de pontas.
Objectivo
Trabalhar a manutenção da técnica e da forma fisica. Trabalhar e aumentar o virtuosismo: grandes saltos, multiplas piroeuttes, trabalho de pontas. Trabalhar a recuperação da técnica e das capacidades de execução. Trabalho focado na musicalidade, interpretação e virtuosismo. Inclui-se nesta modalidade: port de bras, allegro, grande allegro, adagio, pirouettes, trabalho de pontas e composição coreográfica.
Concretização
Ensino de exercícios completos e complexos que confiram força , resistência, flexibilidade, alongamento, capacidades de memória e equilibrio. Trabalho complexo em termos de coordenação motora.
Dança Criativa e Dança Contemporânea
A dança criativa e a dança contemporânea são áreas em que se trabalha, para além da parte técnica, a vertente da exploração do movimento, da consciência das possibilidades do corpo, a improvisação e a transmissão de emoções através da expressividade, da mimica e do movimento.
Não sendo uma técnica de dança com uma linguagem específica, a dança contemporânea usa um conjunto de métodos e sistemas como canalizador para a transmissão de conceitos. Nas aulas usamos pedagogia Laban e técnica de dança moderna, dança jazz e dança clássica. Nas aulas trabalha-se força abdominal, resistência, equilíbrio, alongamento e flexibilidade, improvisação, contacto e interpretação. A dança criativa é uma modalidade muito apreciada por crianças que gostem de dançar e que eu considero ser a vertente da dança contemporânea adequada às faixas etárias mais novas. Confere os inúmeros benefícios físicos, sociais e mentais que estão associados à prática das actividades físicas.
A quem se destina?
A crianças e jovens que tenham gosto em dançar e que procurem uma actividade em que possam expressar este gosto. A crianças e jovens cujos pais procurem para os seus filhos uma actividade lúdica de qualidade, que promova o seu crescimento de forma disciplinada, alegre e motivada. A crianças que mostrem desde cedo a sua vocação pela área artística. A crianças e jovens que, recomendadas por especialistas médicos, precisam de melhorar a postura, a colocação dos pés e o alinhamento dos joelhos. A crianças e jovens que queiram complementar a sua formação em Ballet. A crianças e jovens que se identifiquem com um género de movimento mais improvisado, livre, fluido e orgânico.
Dança Criativa Grau I e II - Dos 3 aos 6 anos (pré-escolar)
Objectivos
Aprendizagem dos passos elementares e das noções mais básicas das técnicas de dança. Aquirição da disciplina através da pontualidade, do bom comportamento, do vestuário e no cumprimento das orientações da professora. Execução de exercícios com vista a uma postura corporal correcta, à flexibilidade, à coordenação motora, à noção do corpo no espaço e do corpo com o espaço dos outros e à musicalidade. Capacidade de improvisação segundo diferentes estímulos. Capacidade de expressar corporalmente certas emoções e sentimentos. Reflexão sobre a maneira como o corpo se movimenta.
Concretização
Ensino da dança de forma lúdica e construtiva, oferecendo momentos de aprendizagem através de exercícios/jogos que apelam à brincadeira e imaginação. Trabalha-se a criatividade e a interpretação de personagens através da criação de histórias. Trabalho em grupo. Interpretação de músicas de diferentes géneros.
Dança contemporânea Grau III - Dos 7 aos 9 (1º ciclo)
Objectivo
Aprendizagem das técnicas de dança de forma simples e clara. Aquirição da disciplina através da pontualidade, do bom comportamento, do vestuário e no cumprimento das orientações da professora. Execução de exercícios com vista a uma postura corporal correcta, à flexibilidade, à coordenação motora, à noção do corpo no espaço e do corpo com o espaço dos outros e à musicalidade. Capacidade de improvisação segundo diferentes estímulos. Capacidade de expressar corporalmente certas emoções e sentimentos. Reflexão sobre a maneira como o corpo se movimenta e se relaciona com outro corpo. Inclui-se neste nível: trabalho de chão, equilíbrio, flexões e torções, saltos e composição coreográfica.
Concretização
Ensino dos elementos técnicos de forma directa, concisa e através de repetição, adequados à capacidade de entendimento desta idade. Trabalho de improvisação e trabalho a pares. Criação e interpretação de coreografias, para serem dançadas em grupo.
Dança contemporânea Grau IV - Dos 10 aos 11 (2º ciclo)
Objectivo
Aprendizagem das técnicas de dança de forma clara e mais completa, introduzindo elementos técnicos mais complexos. Aquirição da disciplina através da pontualidade, do bom comportamento, do vestuário e no cumprimento das orientações da professora. Execução de exercícios com vista a uma postura corporal correcta, à flexibilidade, à coordenação motora, à noção do corpo no espaço e do corpo com o espaço dos outros e à musicalidade. Capacidade de improvisação segundo diferentes estímulos. Capacidade de expressar corporalmente certas emoções e sentimentos. Reflexão sobre a maneira como o corpo se movimenta e se relaciona com outro corpo. Inclui-se neste nível: trabalho de chão, força abdominal, equilíbrio, flexões e torções, saltos e grandes saltos e composição coreográfica.
Concretização
Ensino dos elementos técnicos de forma directa, concisa e através de repetição, adequados à capacidade de entendimento desta idade. Trabalho de improvisação e trabalho a pares. Criação e interpretação de coreografias para serem dançadas em grupo.
Dança Contemporânea Grau V - dos 12 aos 15 anos (3º ciclo)
Objectivo
Aprendizagem das técnicas de dança de forma mais completa e complexa em termos estruturais e com vista à interpretação dos alunos. Aquirição da disciplina através da pontualidade, do bom comportamento, do vestuário e no cumprimento das orientações da professora. Execução de exercícios com vista a uma postura corporal correcta, à flexibilidade, à coordenação motora, à noção do corpo no espaço e do corpo com o espaço dos outros e à musicalidade. Capacidade de improvisação segundo diferentes estímulos e em contacto com o outro. Capacidade de interpretar corporalmente certas emoções e sentimentos. Reflexão sobre a maneira como o corpo se movimenta e se relaciona com outro corpo. Inclui-se neste nível: trabalho de chão, quedas, força abdominal, equilíbrio, pirouettes, flexões e torções, saltos com deslocação, grandes saltos e composição coreográfica. Trabalho focado na interpretação de conceitos e na interpretação musical. Trabalho a pares.
Concretização
Ensino e repetição de exercícios estruturados, trabalhando a memorização, coordenação motora, interpretação, resistência e força, flexibilidade e consciência corporal. Através de trabalho individual, a pares e em grupo.
Dança contemporânea adultos – > 16 anos - nível aberto
A quem se destina?
A jovens e adultos que tenham gosto em dançar e que procurem uma actividade em que possam expressar este gosto. A pessoas que façam outras modalidades ou géneros de dança que procurem melhorar as suas capacidades através da dança contemporânea. A quem é curioso por natureza e quer experimentar diferentes desafios. A jovens e adultos que se identifiquem com um género de movimento mais improvisado, livre, fluido e orgânico.
Objectivo
Aprendizagem das técnicas de dança de forma simples e clara, adequada ao público-alvo em questão. Trabalho focado na interpretação musical, postura, coordenação motora. Inclui-se nesta modalidade: trabalho de chão, quedas, força abdominal, equilíbrio, pirouettes, flexões e torções, saltos com deslocação, grandes saltos e composição coreográfica. Trabalho focado na interpretação de conceitos e na interpretação musical. Trabalho a pares.
Concretização
Ensino de exercícios elementares que confiram força e resistência. Trabalho repetitivo de coordenação motora. Correcção de elementos básicos da técnica. Espaço para interpretação das sequências coreográfica consoante os conceitos de cada um. As aulas são estruturadas também de acordo com os objectivos dos alunos.
Barra de chão – > 7 anos - nível aberto
A quem se destina?
A crianças, jovens e adultos que façam outras modalidades ou géneros de dança e que procurem melhorar as suas capacidades através dos exercicios de barra de chão. A quem é curioso por natureza e quer experimentar diferentes desafios. A pessoas que procurem um exercicio fisico que confira força, postura correcta e flexibilidade.
Objectivo
Reforço e correcção da técnica da dança clássica, bem como reforço postural. Aumentar os limites da flexibilidade. Aumentar a resistência fisica.
Concretização
A aula de barra de chão é uma aula em que se executam os exercicios da aula de ballet com o corpo deitado no chão, bem com exercicios que trabalham de forma especifica a flexibilidade e a força abdominal.