A dança enquanto exercício físico

terça-feira, outubro 21, 2014 Unknown 0 Comentários

|

A dança enquanto exercício físico
Olhem este artigo (já antigo) que encontrei numa das brochuras do Pingo Doce:

" Dançar... uma simples diversão ou um saudável exercício?

No dia 29 de Abril celebra-se o Dia Internacional da Dança, graças ao nascimento do coreográfo Jean-Georges Noverre (1727-1810), criador do ballet moderno e grande impulsionador desta modalidade. De entre as várias formas de praticar exercício físico, a dança destaca-se como uma modalidade bastante saudável e divertida... Independentemente da idade, condição física ou parceiro, que apesar de desejável não é indispensável!
A dança é, ainda, um excelente aliado para se manter em forma... Dançar apenas 10 minutos gasta em média mais calorias do que se caminhar em ritmo acelerado, passear de bicicleta ou mesmo praticar hidroginástica. Por exemplo, sabia que 10 minutos de danças de salão gastam cerca de 60 calorias, o equivalente a 2 quadrados de chocolate (10g)?
Existe uma grande variedade de estilos como o Hip Hop, Salsa, Dança do ventre, Danças de salão, Dança africana, Flamengo... Para todos os gostos e feitios! E se não tem companhia, aventure-se... Dançar é também uma excelente forma de fazer amigos!

Alguns estudos evidenciam os benefícios da dança para as crianças, nomeadamente no desenvolvimento físico e intelectual. É uma forma dos mais novos desenvolverem o gosto pelas actividades lúdicas, como forma de se expressarem e libertarem energia. Para os mais vividos, a dança é uma forma de convívio, que ajuda a fortalecer amizades e consequentemente diminuir angústias.

De uma forma geral, dançar faz bem ao corpor e à mente! Tem benefícios para a saúde, sobretudo a nível cardiovascular e pulmonar, e contribui também para manter a boa forma física através do controlo do peso e tonificação muscular. Por outro lado aumenta a boa disposição, através da libertação de substâncias (endorfinas) que estão relacionadas com sensações de prazer e euforia."

0 Comentários

O Ballet (também) é para rapazes

segunda-feira, outubro 13, 2014 Unknown 1 Comentário

Muitas vezes me perguntam se tenho rapazes nas minhas aulas de Ballet. Muitas vezes a resposta é não. Mas algumas vezes, tal como nesta fase, a resposta é afirmativa.

Já vivi situações em que a relutância em frequentar as aulas de Ballet passa pelo pais e não pelos filhos, por acharem que a inclinação para a dança pode interferir com a orientação sexual no futuro ou por terem receio de que os filhos sejam vitimas de bullying por parte dos colegas. A mudança é necessária e tem de ser feita por todos.

Vi uma reportagem que fala nesta temática e gostava de a partilhar convosco aqui no Dança Sem Parar. No final da reportagem a professora afirma que em Portugal os rapazes que dançam são superiores às raparigas, mas não sabe explicar porquê. Eu tenho uma teoria: os rapazes que frequentam o Ballet fazem-no com toda a dedicação e empenho e contra as expectativas. Fazem-no porque, de facto, é essa a sua vocação.






1 Comentário

World Ballet Day

segunda-feira, outubro 13, 2014 Unknown 0 Comentários

|

O Ballet está cada vez mais difundido nos canais e redes sociais. Sendo uma arte observável o YouTube é o canal de difusão por excelência. 5 das mais conceituadas e conhecidas companhias de Ballet mundiais: The Australian Ballet; Bolshoi Theatre; The Royal Ballet; The National Ballet of Canada e San Francisco Ballet, aderiraram ao World Ballet Day, que aconteceu no passado dia 1 de Outubro. Durante 24 horas transmitiram ao vivo aulas, ensaios, entrevistas e factos curiosos sobre o dia-a-dia na vida das companhias. 

Deixo-vos um video da aula da manhã da The Royal Ballet of London. Enjoy!

The Royal Ballet full class - World Ballet Day



0 Comentários

So You Think You Can Dance

segunda-feira, outubro 13, 2014 Unknown 0 Comentários

|

O programa So You Think You Can Dance, em exibição nos canais pagos da nossa televisão, inspira-me de diferentes formas: movimento, conceitos e música.

Deixo-vos um video do referido programa que motivou a mãe de uma das minhas alunas a dizer-me: "Silvia, vi isto, gostei tanto, que tal usarmos esta ideia e esta música para a coreografia da turma de dança contemporânea deste ano?" E assim foi, música e conceito "emprestados" e o resultado foi espectacular!


So You Think You Can Dance, Season 9, Amelia and Will, Hip Hop
Música : The Lovecats, The Cure

0 Comentários