Performance Awards 2015 - American academy of Ballet em Portugal
Quem se lembra do artigo que publiquei em Fevereiro do ano passado sobre os Performance Awards (PA) da American Academy of Ballet (AAB)?
No passado mês de Dezembro a AAB fez-se representar em Portugal pela professora Analiese Umana, promovendo masterclasses, audições para o programa de Verão e para realizar a edição 2015 dos PA em Portugal.
Enquanto escola participámos nas audições com as alunas de ballet do Grau V e realizámos Masterclasses com as alunas participantes nos PA. Foram ambas experiências bastante gratificantes, para mim como professora e para as alunas, pois a professora Analiese, além de ser de uma grande simpatia e sensibilidade, partilhou conhecimentos relevantes para a evolução das alunas nas aulas e para o seu desempenho nos PA.
A edição 2015 dos PA em Portugal, que se realizou no Teatro Helena Sá e Costa, na cidade do Porto, foi dia 20 de Dezembro de 2015, contou com a participação de 10 escolas, incluindo a nossa.
Foi uma viagem de um dia inteiro, muito cansativa, mas de uma gratificação imensa. O dia começou cedo para mim e para o grupo de alunas e respectivas famílias, que íamos cheios de expectativas e com alguns olhares ensonados. Durante a viagem houve tempo para fotografias, muita conversa, algum planeamento e momentos de sono.
Chegados ao Teatro foi tempo de preparar, pentear e vestir e fazer a marcação de palco. Tudo correu lindamente, graças ao já profissionalismo das minhas alunas e à ajuda preciosa do meu staff de espectáculo (mães de alunas que já me acompanham há muito tempo). Tivemos tempo de almoçar, descontrair um pouco e começar a aquecer para entrar no palco. Nesta altura já alguns nervos se faziam sentir... Purpurinas e brilhantes, últimas recomendações e chegou a hora de actuar.
A partir do momento em que começou até terminar, tudo pareceu muito rápido. As alunas entravam e dançavam, cheias de sorrisos no rosto e eu, corria atrás do palco para garantir que todas tinham tudo o que precisavam na altura certa. Para muitas delas foi uma estreia dançarem solos, completamente sozinhas no palco e eu partilhei com elas esse nervosismo mas com o coração cheio de orgulho pelo seu desempenho e por ser professora delas. Foi uma delicia!
Depois de terminado foi tempo de descontrair e relaxar, o que para alguns traduziu-se por um passeio curto pelas ruas envolventes. Eu aproveitei para ver outras escolas a actuar. No final de tudo realizou-se a gala de entrega de prémios, iniciada por um discurso da professora Analiese.
A nossa escola conseguiu 7 medalhas de prata com distinção, 1 medalha de prata com dupla distinção e 2 medalhas de ouro. Foi um enorme feito!
Depois dos prémios foi tempo de voltar a casa, todos muito cansados, depois de um dia de grande emoções, muito abraços e sorrisos e muito orgulho por todo o trabalho realizado e valorizado. Na viagem de regresso as mais novas cederam ao cansaço e adormeceram, seguidas depois por algumas alunas mais velhas e pelos pais.
Parabéns a todas as alunas, um obrigada muito especial aos pais pela colaboração e ao Cube de Futebol de Sassoeiros pelo apoio. Uma palavra de agradecimento ao representante da AAB em Portugal, o Sr. Werner Grosse, que organizou este evento num curtíssimo espaço de tempo.
Espero marcar presença na próxima edição dos PA, com mais alunas, e sempre motivada a crescer e a ser melhor profissional.
Quando tiver as fotos do evento partilho convosco.
0 Comentários