10 coisas que nunca deves dizer ao teu professor de dança
1. Quando é que a aula acaba? ou É hora da aula acabar. Estas questões/comentários são rudes e indicam que preferes estar noutro lugar qualquer. Se preferes estar noutro lugar então é melhor estares nesse lugar em vez de na aula de dança. O professor leva de forma muito séria o tempo que passa a educar-te. O professor ou a professora estão a tentar ensinar-te e tu deves estar atento nessa aprendizagem e não a olhar para o relógio.
2. Eu não estou a perceber. Esta é uma questão pouco inteligente. Sê especifico sobre o que não percebes. Precisas de ver o exercicio novamente? Não percebes a musicalidade dos passos? Não percebes a cabeça ou os braços? Não percebeste a correcção? Sê especifico e o teu professor terá todo o gosto em ajudar-te.
3. Estou a fazer isto bem? Se estiveres a fazer mal o professor vai dizer-to.
4. Olha para mim. O professor tenta olhar para todos os seus alunos na sua aula. Ele olhará para todos de forma igual e sim, alguns dos teus melhores momentos poderão não ser vistos. Tem orgulho em saber que os fizestes mesmo que o professor não os tenha visto.
5. Quando é que passo para a turma mais avançada? ou Quando é que vou começar a dançar com sapatilhas de ponta? Quando o teu professor achar que estás pronto ele dir-te-á. Estas questões não vão fazer com que o teu professor olhe para ti e diga: "Oh, esqueci-me completamente. Já era para te ter dito há 3 semanas atrás! Obrigada por me recordares!" Mais facilmente vais ter um: "Quando conseguires aguentar uma aula inteira com a barriga para dentro, sem que eu tenha de te estar sempre a recordar".
6. O que é que eu preciso de trabalhar mais? Muitos alunos e respectivos pais pensam que esta é uma boa questão para se colocar, mas que faz muitos professores ranger os dentes. Tu deves saber exactamente em que é que deves trabalhar com mais afinco se estiveres com atenção na aula. Deves saber quais as correcções que te são dadas com mais frequência e aquelas que são dadas na generalidade para benefício da turma. Uma conversa mais produtiva seria: "Professor, estes são os elementos que eu acho que devo trabalhar mais. Estou no caminho certo? Pode dar-me uma orientação em como eu devo abordar estas questões?"
7. Podemos fazer_________ hoje? Preenche o espaço. Esta pergunta levanta um sério problema ao professor. Os professores não querem esmagar o vosso entusiasmo, mas também não querem ser considerados um programa de escolhe-uma-música na rádio. Os professores de dança programam para cada aula o que querem que seja trabalhado naquele dia. A melhor maneira seria, no final de cada aula, os alunos dirigirem-se ao professor a perguntar se na aula seguinte poderão trabalhar este ou aquele elemento.
8. Pode vir mais cedo para me ensinar o que eu perdi na última aula por ter faltado? Os professores de dança, bem como outros profissionais de áreas similares, apenas são pagos pelas horas em que dão aulas
e não são obrigados a chegar mais cedo ou sair mais tarde para te ajudar. Quando o fazem, fazem-no de coração e pela vontade de te ver ter sucesso, pelo que deverás valorizar o seu tempo. Para mais, nunca pensarias em pedir a um professor de escola para vir mais cedo a ensinar-te o que foi dado na aula que faltaste. Um professor de dança não é diferente. O que fará um professor prescindir do seu tempo livre para te ajudar? Talvez algo como: "Professor, sei que faltei à última aula e peço desculpa. Pedi aos meus colegas que me ensinassem os novos passos da coreografia que perdi. Posso mostrar-lhos antes da próxima aula para garantir que os estou a fazer bem?".
9. Estou cansada. E é especilmente mau quando é dito com um ar de queixume. Pensarás tu que o teu professor não está cansado? Ele não se queixará a ti sobre isso. Eles estão na aula com um propósito: ensinar-te e tu também tens um propósito: aprender. Para além disso não é muito inspirador para um professor ouvir isso de um aluno, pelo que não terá motivação para trabalhar contigo se achar que preferias estar em casa a descansar.
10. Não consigo. Esta frase, enquanto professora, deixa-me "virada do avesso". No entanto percebo que esta frase é um género de código que pode significar 3 coisas: eu não quero, eu não tenho coragem para tentar, ou ainda não consegui perceber como. Quando os alunos dizem "eu não consigo", é mental para além da expressão verbal. Enquanto aluno, se disseres a ti próprio "eu não consigo", então literalmente não vais conseguir. Estás a limitar o teu potencial quando usas essa frase.
0 Comentários